Para Construtoras/Incorporadoras – Consultoria Geric (Gerenciamento de Risco)

Oferecemos às construtoras/ incorporadoras, consultoria especializada para obtenção de crédito nas condições do GERIC.

O GERIC é o processo de análise de crédito da Caixa Econômica Federal, que é a principal instituição financeira do programa Minha Casa Minha Vida, é um processo em que a Caixa analisa a capacidade financeira e técnica de uma empresa, podemos dizer que esse credenciamento atesta a capacidade financeira e de construção das empresas.

Etapas para Obtenção

Para a obtenção do GERIC, a Construtora/Incorporadora é submetida a um processo rigoroso de análise de risco da empresa, principalmente nos âmbitos:

  • Contábil/Fiscal: Análise no mínimo dos últimos 3 balanços da empresa;
  • Capacidade de gestão: Comprovar através de uma auditoria técnica da CEF capacidade gestão Administrativa/Financeira;
  • Capacidade técnica: Avaliação do Engenheiro responsável e obras já executadas.

Os critérios são rigorosos para assegurar a adimplência e as exigências de restrição excluem grande parte das empresas que se submetem a essa análise de Risco para obtenção deste tipo de crédito.

Etapas para o Financiamento do Empreendimento

Uma vez aprovada pelo GERIC, a construtora ou incorporadora pode definir o empreendimento que deseja construir e pode submeter esse projeto/empreendimento à próxima etapa de análise.

Dessa maneira, antes da contratação do efetivo financiamento com a Caixa Econômica Federal, pode-se apontar que o último processo que envolve o GERIC seja a Análise Preliminar de Engenharia. Essa análise busca avaliar os seguintes parâmetros de um empreendimento proposto pela Construtora/Incorporadora:

  • Análise do Entorno do Empreendimento – Integração à sociedade e atendimento das concessionárias de Água, Esgoto e Energia;
  • Plano de Vendas;
  • Impacto financeiro do empreendimento na Organização;
  • Valor necessário a ser financiado pela Caixa Econômica Federal;
  • Capacidade Técnica da Construtora/Incorporadora para execução do empreendimento.

A partir daqui, com a análise do empreendimento aprovada, a empresa “gericada” tem o empreendimento aprovado para financiamento e os recursos são liberados conforme o grupo de compradores interessados comprove individualmente sua capacidade de pagamentos.